A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens
A computação gráfica é a área da ciência da computação que estuda a transformação dos dados em imagem. Esta aplicação estende-se à recriação visual do mundo real por intermédio de fórmulas matemáticas e algoritmos complexos.
Origem e desenvolvimento
A computação gráfica humana para visualização de dados. Um dos aspectos mais importantes está no desenvolvimento dos dispositivos de interação humano-computador (monitores, mouses, teclados).Aplicações
A computação gráfica intervém em diversas áreas, tais como:- Artes : Para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital, web arte.
- Arquitetura e Design de produto: desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.
- Jogos: Jogos são a maior aplicação da computação gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento, resultando também no desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos, como placas de vídeo e processadores mais poderosos.
- Cinema: para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação. Um dos primeiros filmes a utilizar efeitos em pessoas e elementos foi Exterminador do Futuro,[1] o primeiro filme à utilizar efeitos especiais em animais foi Jurassic Park.[1]
- Engenharia: simulação de todas as espécies de eventos físicos, químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.
- Geoprocessamento : Para geração de dados relacionados a cidades, regiões e países.
- Medicina: Para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D)
- Design visual: para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.
Conceitos
- Imagem: Uma pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, também pode ser capturada através do olho humano.
- Pixel: Contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.
- Gráfico: São representações visuais em uma superfície, geralmente usados para se mostrar uma cena, gráficos podem ser bidimensionais ou tridimensionais.
- Renderização: Processo de gerar uma imagem a partir de modelos em um mundo tridimensional.
- Projeção 3D: Método de mapear pontos tridimensionais em plano bidimensional.
- Ray Tracing: Técnica usada para gerar uma imagem tracejando o caminho da luz através de um plano de imagem.
- Sombreamento: Técnica de calcular o nível de escuridão em modelos 3D.
- Mapeamento de textura: Método de aplicar detalhes a uma superfície 3D lisa.
Geração de imagens em um computador
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.
Aplicativos para computação gráfica
- Desenho Vetorial/Ilustradores
- Illustrator
- Inkscape - aplicativo de código aberto
- CorelDraw
- Desenho de bitmaps/Edição de fotos
- Adobe Photoshop
- Corel PHOTO-PAINT
- GIMP - aplicativo de código aberto
- Visualizadores de imagens
- VariCad
- FreeCad - aplicativo de código aberto
- Autocad
- QCad - aplicativo de código aberto
- LibreCad - aplicativo de código aberto
- DataCAD
- Corel Designer
- Edição de Vídeo
- After Effects
- VirtualDub - aplicativo de código aberto
- Adobe Premiere
- Sony Vegas
- Cinelerra - aplicativo de código aberto
- Final Cut
- Modeladores 3D
- Blender 3D - aplicativo de código aberto
- Wings 3D
- Sculptris
- ZBrush
- Autocad
- SolidWorks
- Rhino3d
- FreeCad
- SketchUp
- Modeladores e Animadores 3D
- Outros exemplos de aplicativos
- ACIS - núcleo geométrico.
- Autodesk Softimage
- POV-Ray
- Scribus
- Silo (software)
- Hexagon
- Lightwave
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