domingo, 1 de fevereiro de 2015

Linux sistema operacional de código aberto que mais cresce no planeta.

Sistema Criado em 1991 e distribuído livremente pela Internet até os dias atuais
 
 
 
O Linux é um sistema operacional de código aberto. Criado em 1991 e distribuído livremente pela Internet até os dias atuais, o sistema é coberto pela licença GPL, que dá plenos direitos de acesso, alteração e compartilhamento de modificações a qualquer pessoa ou empresa.
O que inicialmente era apenas um kernel - um programa que cria uma camada de abstração entre o hardware e a interface com o usuário -, evoluiu para algo mais complexo ao se juntar a milhares de outros programas de código aberto, formando o que é hoje conhecido como Linux. Desde então, o nome é usado para tratar tanto do núcleo do sistema, quanto para qualquer conjunto de programa que venha acompanhado e seja instalado/executado em conjunto com o kernel Linux.
O sistema baseia-se no padrão “UNIX”, criado por Ken Thompson nos laboratórios Bell AT&T em Murray Hill na Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1965. Ele pode ser usado em computadores com um ou múltiplos processadores e executar simultaneamente vários programas por um ou vários usuários. Ele é composto de um ou vários interpretadores de comandos (shell), bem como um grande número de comandos e de numerosos utilitários (mecânico, compiladores para numerosas linguagens, tratamentos de texto, serviço de mensagens eletrônico, etc).
O Linux é multiplataforma, ou seja, é possível instalá-lo em diferentes arquiteturas de hardware. O sistema pode ser encontrado em uma grande quantidade de equipamentos. Ele está presente em computadores, tablets, smartphones, TV´s, relógios, pda´s, supercomputadores etc.
Atualmente, o programa é disponibilizado em diferentes conjuntos de software e empacotamentos: cada uma deles é chamada de distribuição Linux. Ubuntu, Debian, Red Hat, Mandriva, OpenSuse são exemplos de distribuições. Boa parte delas são focadas em computadores desktop e servidores.
No desktop, o sistema evolui continuamente e já oferece variados ambientes gráficos, que fornecem uma área de trabalho com estilo variado. Já na arena dos servidores, o sistema está presente nos principais que formam a infraestrutura da Internet, em superservidores governamentais em empresas.
Além de todas essas características, Linux ganha cada dias mais espaço entre dispositivos móveis como o sistema Android: a versão mobile do Linux do Google. A adoção de empresas e a chegada de mais aplicações tem alavancado o sistema, como um dos mais promissores sistemas operacionais da atualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário