Vantagens em usar Linux
Infecção por vírus quase não existe a possibilidade.
O Linux dificilmente tem um vírus. E não é como "Ah, bem, não frequentemente, você sabe". É como "Se você ouviu falar alguma vez de um vírus real para Linux, por favor me conte". Claro, um vírus para linux não é impossível de se conseguir. Entretanto, o Linux torna isso muito difícil de acontecer, por algumas razões:
- A maioria das pessoas usam o Microsoft Windows, e os piratas querem fazer o máximo de dano (ou controle) possível: consequentemente, o alvo deles é o Windows. Mas essa não é a única razão; o Apache Web Server (um web server, ou servidor web, é um programa localizado num computador remoto que envia páginas para o seu navegador quando você entra num site), que é um software de código aberto, tem a maior parte do mercado (comparado com os servidores Microsoft IIS), mas mesmo assim sofre muito menos ataques/falhas que o da Microsoft.
- O Linux usa um gerenciamento de autorização inteligente. No Windows, você (e qualquer programa que você instala) geralmente tem o direito de fazer quase tudo em seu sistema. Se quiser punir seu PC porque ele acabou de deixar seu precioso trabalho desaparecer, você pode ir dentro da pasta do sistema e deletar o que quiser: o Windows não vai se queixar. Claro, a próxima vez que reiniciar, os problemas começam. Mas imagine, se você pode deletar essas coisas do sistema, outros programas também podem, ou simplesmente modificá-los. O Linux não permite isso. Toda vez que você pede para fazer alguma coisa relacionada com o sistema, uma senha de administrador é pedida (e se você não é um administrador nesse sistema, você simplesmente não pode fazer o que queria). Os vírus não podem sair por aí e deletar ou modificar o que quiserem no sistema; eles não têm a autorização para isso.
- Quanto mais olhos, menos falhas de segurança. O Linux é um software open source (programa de código aberto), o que significa que qualquer programador no mundo pode dar uma olhada no código (a "receita" de qualquer programa), e ajudar, ou apenas dizer a outro colaborador "Hei, e se 'blah blah blah', isso não é uma falha de segurança?".
Estabilidade
Linux foi projetado para ser um sistema robusto e estável, geralmente as suas atualizações sempre são acompanhadas de novas funcionalidades e de bugs corrigidos.Você alguma vez perdeu seu precioso trabalho porque o Windows travou? Você sempre desliga seu computador da forma apropriada, ou você às vezes desliga simplesmente porque o Windows enlouqueceu e não deixa você fazer mais nada? Você já se deparou alguma vez com a "tela azul da morte" ou mensagens de erro dizendo que seu computador precisa ser desligado por razões desconhecidas?
As últimas versões do Windows, especialmente a versão "Professional", estão se tornando mais estáveis que antes. Entretanto esse tipo de problema ainda é muito frequente.
Claro que nenhum sistema operacional é perfeito, e as pessoas que te dizem que o dela nunca vai travar, estão mentindo. Entretanto, alguns sistemas operacionais podem ser tão estáveis que a maioria dos usuários nunca vêem seus sistemas travarem, mesmo depois de alguns anos. Isso é o que acontece com o Linux. Aqui está uma boa maneira de entender isso. Quando um sistema trava, ele precisa ser desligado ou reiniciado. Entretanto, se seu computador consegue ficar ligado e funcionando por muito tempo, não importa o quanto você o usa, você pode dizer que o sistema é estável. Bem, o Linux pode rodar por anos sem precisar ser reiniciado (a maioria dos servidores de internet roda Linux, e eles quase nunca reiniciam). Claro que com grandes atualizações ele ainda precisa ser reiniciado (da forma apropriada). Mas se você instala o Linux, e usa seu sistema o tanto que quizer, deixando seu computador ligado o tempo todo, pode continuar por anos sem ter nenhum problema.
Na maioria das vezes não deixará seu computador ligado por tanto tempo, mas isso mostra o quanto o Linux é estável.
É de graça
Uma das melhores vantagens em ser Linuxista é a respeito dos direitos autorais sobre o uso do sistema, pessoal, pra que piratear versões do Windows, sabendo que Linux é inteiramente de graça, inclusive é permitido você mesmo customizá-lo para adaptá-lo a suas necessidades de usuário ou para empresa, sem ao menos gastar dinheiro com licenças.Você provavelmente está dizendo a si mesmo: "Ah, eu não paguei pelo Windows". Tem absoluta certeza disso ? Se seu computador veio com uma cópia do Windows, então você pagou por ele, mesmo se a loja não te falou sobre isso. O preço de uma licença do Windows equivale a, em média, um quarto do preço de um computador novo. Então, a menos que tenha adquirido o Windows ilegalmente, você provavelmente pagou por ele. De onde acha que a Microsoft ganha dinheiro?
Por outro lado, você pode adquirir o Linux completamente de graça. Certo, todos aqueles caras espalhados no mundo trabalharam muito para fazer um sistema organizado, seguro, eficiente, bonito, e estão dando o trabalho deles para todo mundo usar livremente (se tem curiosidade em saber por que esses caras fazem tais coisas, me mande um email e eu tentarei te explicar o melhor que puder :) ). Claro, algumas empresas estão fazendo bons negócios vendendo suporte, documentação, serviços, etc., para sua própria versão do Linux, e obviamente isso é uma coisa boa. Mas na maioria das vezes, você não precisará pagar nenhum centavo.
Sistema otimizado
Além de robusto e estável, os sistemas de arquivos Linux são os que menos fragmentam o disco, com essa vantagem dificilmente o seu sistema ficará lento por causa de excesso de programas e arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário