Liderança de TI nos dias atuais
Se você quer ter sucesso como um líder de TI você precisa desenvolver um conjunto de características que irá atendê-lo e todos ao seu redor.
Ser um bom líder é muito mais do que só entregar resultados. Você precisa equilibrar a necessidade da sua equipe, com metas e objetivos do setor, bem como suas emoções. Você tem que procurar olhar do ponto de vista de outras pessoas e, às vezes, fazer coisas que podem ser melhores para sua equipe, mas nem tanto para você. Embora haja um número de diferentes estilos de liderança, os melhores líderes compartilham algumas características comuns.
Liderar TI é diferente
A liderança de TI hoje é bem diferente do que foi há alguns anos atrás. Os líderes atuais precisam compreender que uma pessoa não pode fazer tudo como antigamente, saber gerenciar seu time será fundamental para o sucesso da área.Embora o líder de TI tenha que fazer a gestão de pessoas dentro de sua equipe, há diferenças quando se trata de TI. Não é normal a velocidade da evolução desse setor e isso pode criar particularidades que só um líder de TI pode encontrar.
O ritmo acelerado de mudanças na tecnologia significa que você sempre tem algum segmento da sua equipe que necessita de melhor capacitação, e em muitos casos esse segmento envolve o negócio da empresa, que em alguns casos precisa da tecnologia para a atividade fim dela.
É importante saber como gerenciar os tipos de pessoas e ter a combinação certa de membros da equipe para mantê-la focada nas metas do setor e no negócio da empresa.
Desafios de TI nos dias atuais
Allan Boardman, vice-presidente internacional da ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) sabe o quanto exigente o mundo da tecnologia pode ser. Há uma infinidade de grandes desafios que os líderes de TI de hoje enfrentam de acordo com Boardman. Estes incluem os seguintes:- A velocidade e o ritmo de mudança das tecnologias
- A complexidade e integração maciça de sistemas, processos e aplicações, que muitas vezes resultam em grandes interrupções e problemas de instabilidade;
- Pressão contínua para reduzir os custos, ano após ano, apesar de ter que atender a crescente pressão da empresa para inovar;
- Ameaças ao negócio, particularmente de segurança cibernética e as questões relacionadas com a privacidade;
- Ser sobrecarregado nas questões regulamentares e de auditoria, ao invés de ganhar vantagem competitiva por meio de seus sistemas de tecnologia e informação;
- Lidar com sistemas desatualizados (muitas empresas ainda estão com sistemas antigos porque é complicado para atualizar);
- Não estar 100% na direção do setor, especialmente com o rápido aumento dos serviços de outsourcing.
“Poucas pessoas são líderes naturais. A liderança é algo que as pessoas têm que trabalhar. Saber e reconhecer seus próprios defeitos já é meio caminho andado.”, diz Boardman.Líderes de TI que não buscam aprimorar suas habilidades serão deixados para trás. Se você é um deles, as características listadas aqui irão ajudá-lo a crescer pessoalmente, profissionalmente e garantir o seu sucesso contínuo na TI:
- Humildade
Deixar o seu ego de lado através da humildade é uma decisão brilhante. Ser flexível, ouvir e aprender a ver as situações por ângulos diferentes. A palavra humildade vem do latim “humilitas”, que significa “quem tem os pés no chão”, e isso mostra uma pessoa que reconhece suas fraquezas e limitações e está sempre pronto para aprender. - ComunicaçãoA comunicação é uma riquíssima fonte de recursos e insights. Se o setor passar por dificuldades ou desafios, coloque sua equipe a par dos acontecimentos. Isso dará a oportunidade de ouvir diferentes ideias.
- Defina metas
Não existe liderança sem metas, sem um objetivo a alcançar. Vicente Falconi, consultor em gestão e escritor brasileiro, tem uma definição completa sobre meta:
“Motivar, desafiar e ensinar. Tudo isso pode ser atingido numa empresa a partir de um princípio básico de administração: a meta”. - DelegarLíderes precisam observar bem a capacidade de seus profissionais, e desenvolver a arte de delegar as tarefas certas para os talentos certos, e confiar que seus colaboradores irão se esforçar para chegar ao objetivo final da melhor forma possível.
- Pontualidade
O hábito de fazer as pessoas esperarem pode custar caro, especialmente quando o assunto envolve trabalho. Se você se compromete com um prazo e no meio do caminho percebe que não conseguirá entregar, renegocie com seu cliente com antecedência. Avisar em cima da hora faz você perder toda sua credibilidade. - Decisório
Em algumas situações você terá que tomar decisões rápidas que podem afetar toda a organização. A resposta mais fácil não é necessariamente o caminho certo e um bom líder tem que ser cuidadoso sobre o impacto de cada decisão que ele tomará. Mas não tomar a decisão faz você perder sua liderança. - Íntegro
Integridade é definida como uma qualidade de ser honesto e ter princípios morais. Como um líder que você é, todos os olhos estão em você. Você tem que fazer o que você diz e ser capaz de admitir quando você está errado. Os líderes devem apresentar um forte caráter moral, de modo que sua equipe, colegas e clientes possam acreditar neles e confiar no que eles dizem. - Saber Ouvir
As pessoas têm informações, cultura e suposições diferentes umas das outras, como líder você precisa se colocar no lugar do outro para conseguir entender o ponto de vista de cada um e saber lidar com as diferenças. - Espírito de Equipe
Nos dias atuais, você como líder é o responsável pela gestão de pessoas da sua equipe, seja autêntico, blinde sua equipe, acredite nela, procure entender o emocional de cada um (afinal são pessoas) e tente sempre buscar motivação, para que você tenha sua equipe engajada e comprometida com os ideais da empresa.
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