terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Apple

Apple
 
 
 
 
Apple é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o  Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo[5] em dez países,[6] e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos.[7] Para além das Apple Store, a empresa possui as Apple Shops e as Apple Premium Resellers (APR's). As primeiras são pequenas áreas exclusivas à marca, devidamente sinalizadas e inseridas em operadores multimarca. As APR's são parcerias estabelecidas com empresários locais e são lojas exclusivas à marca e que disponibilizam toda a gama de produtos e serviços colocados ao dispor do cliente pela casa-mãe. Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado a Microsoft.[8] Em janeiro de 2012 a Apple passou a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo[9] .
Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977,[1] a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007,[10] para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais.[11] Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo[3] e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões de dólares.[3]
Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos.[12] A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010.[13] [14] [15] A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.


Historia



A Apple foi fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC., em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões,[18] e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.
A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007.[19] A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores.[20]
A "Apple" também opera mais de 200 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália.[21] As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.[22]
Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.[23] Na data de 24 de agosto de 2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renúncia do cargo de CEO da Apple e em 5 de outubro de 2011, falece.[24]
Correu um boato de que a empresa tinha superado a Microsoft em meados de 1999 em valor de mercado que teria se tornado o maior da história, mas o valor corrigido da inflação mostra que a Apple não tinha chegado àquele valor.


Principais Produtos

Alguns produtos de sucesso da Apple:
  • Apple l - O primeiro computador da empresa Apple em julho de 1976 (37 anos) e descontinuado em março de 1977 (36 anos)
  • Apple II - O primeiro computador da família "II", cujo nome, mais tarde, inspirou o Macintosh "IIsi" e o "IIci" como destaque da tecnologia da época.
  • Macintosh - A marca registrada da Apple para seus computadores.
  • QuickTime - Uma estrutura de suporte (framework) multimídia desenvolvida pela Apple, Inc., para desenvolvimento de software capaz de manipular formatos de vídeo digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas.
  • PowerBook G3 - 1998, Da família dos "G3"s da Apple; o primeiro notebook com processador PowerPC G3. Foi popularmente conhecido na série Sex and the city no qual a principal personagem usava-o.
  • iMac - 1998, Um computador que constituía da sua torre com o monitor acoplados num só periférico. desde o primeiro modelo deste computador ele ja a possuía um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
  • iBook - 1999, Notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac, com várias cores fortes e atributos novos.
  • iPod - 2001, Um dos primeiros players portáteis de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade, hoje com uma diversa linha de variadas capacidades de armazenamento e tamanhos.
  • iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbuns, seriados e até filmes para iPod pela internet.
  • iTunes - 2001, Foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
  • Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais vendido até hoje (em número de computadores vendidos).
  • MacBook - 2006, é o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela larga e já com os processadores Intel Core 2 Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.
  • iPhone - 2007, é um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X. Após seu lançamento, o aparelho vendeu 1 milhão de unidades[26] em um período de apenas 74 dias.
  • iPod touch - 2007, é um dos modelos de iPod mais avançados, com funções quase idênticas as do iPhone, porém, sem a capacidade de fazer ligações e enviar mensagens de texto pagas. Foi apresentado em 5 de setembro de 2007.
  • iPad - 2010, é um 'tablet' criado pela empresa e apresentado em 27 de janeiro de 2010. Foi lançado nos Estados Unidos em abril de 2010.
  • MacBook Air - 2008, apresentado em 15 de janeiro de 2008, é um notebook Macintosh fino da Apple apresentando um disco rígido de memória sólida. Possui, em seu ponto mais largo, 0.68 pol, e no mais estreito, 0,11 pol. Isso se deve à ausência de um Disco Rígido óptico, uma vez que usa memória flash como unidade de armazenamento, mesmas memórias utilizadas em iPhones e iPads. Possui carcaça inteiriça de alumínio (Unibody), assim como seus irmãos mais velhos.
  • iPad 2 - 2011, a segunda geração do iPad, apresentado em 2 de março de 2011, que além de ser mais fino, mais rápido e mais leve, conta com uma câmera traseira e uma dianteira (para videoconferências).
  • iPhone 4S - 2011, sexta geração do smartphone da Apple que conta com um processador A5, mais rápido que o do modelo anterior (iPhone 4), foi corrigido a falha na recepção de rede, implementada uma antena extra capaz de dobrar a velocidade de transferência de dados e também uma câmera traseira de 8 megapixels com tecnologia iSight (enquanto a câmera do iPhone 4 era de 5 megapixels). Teve como principal função o sistema de reconhecimento de voz Siri. Em apenas um final de semana depois do lançamento, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades do aparelho.
  • Novo iPad” - 2012, a terceira geração do iPad, apresentado no dia 7 de março de 2012, um pouco mais pesado que a sua geração anterior só com muito mais tecnologia, como a conexão 4G, uma tela de Retina com 4 vezes a mais de pixels que sua versão anterior, equipado com o processador A5X e uma câmera de 5 megapixels com filmagem Full HD (1080p).
  • iPhone 5 - 2012, sexta geração do iPhone, apresentado em 12 de setembro. Conta com um processador A6, muito mais rápido que os anteriores, além de possuir a capacidade de tirar fotos panorâmicas e outras 600 funções novas (mantendo algumas da geração anterior). Ainda conta com um design mais fino e elegante e uma tela de 0,5 polegadas maior. Ainda conta com uma câmera frontal (câmera FaceTime HD de 1,3 megapixels) melhor que as das versões anteriores de iPhones.
  • iPod Touch 5G - 2012
  • iPhone 5s - 2013, sétima geração do smartphone da Apple, apresentado em 10 de setembro. Conta com um processador A7 de 64 bits e leitor de impressão digital Touch ID. Disponível em três cores: cinza espacial, ouro e prata.
  • iPhone 5c - 2013, primeiro modelo alternativo ao iPhone com custo reduzido. Conta com as mesmas especificações do iPhone 5 e está disponível em cinco cores: branco, amarelo, verde, azul e rosa.
  • iPhone 6 - 2014, oitava geração do smartphone da Apple, apresentado em 09 de setembro de 2014[27] . Conta com um processador A8 de 64 bits, leitor de impressão digital, NFC para transações comerciais, novo sistema de estabilização de imagens para a câmera, além de apresentar uma tela maior em relação ao iPhone 5s, de 4,7 polegadas[27] .
  • iPhone 6 Plus - 2014, possui as mesmas funções do iPhone 6, mas possui uma tela full HD, de 5,5 polegadas, além de funções no software diferentes dos outros modelos de iPhone: ao virar o celular na horizontal, assim como acontece com alguns aplicativos, os ícones da tela acompanharão formando um novo mosaico[27] .
  • Watch - 2014
 
 
 Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário