Engenharia de Áudio e Sua Definiçao
Engenharia de Áudio
A engenharia de áudio lida com a manipulação do som. Devido ao seu trabalho, o engenheiro de áudio também é chamado de engenheiro de som. Um engenheiro de áudio precisa lidar com gravação e manipulação de som por meios elétricos e eletrônicos. Os conhecimentos básicos de um engenheiro de áudio incluem engenharia elétrica, acústica, psicoacústica, informática e música. É importante ressaltar que engenharia de áudio é diferente de engenharia acústica. O que diferencia um engenheiro de áudio de um engenheiro acústico é que o último trabalha com a qualidade do som, incluindo ruído e pureza, além de design de ambientes. É um profissional com treino e experiência na captação e manipulação do som através de meios mecânicos ou eletrônicos. Uma pessoa com esta designação normalmente aparece listada nas fichas técnicas da maior parte dos discos musicais e também noutras produções que incluem som, tal como os filmes.
O trabalho de um engenheiro de áudio envolve a criação, instalação e operação de equipamentos de gravação e manipulação de áudio, além de equipamentos para transmissão e emissão de áudio. Dentro de um estúdio, um engenheiro é responsável pela parte técnica da gravação, manipulação, mixagem e masterização do som. Engenheiros de áudio têm um campo de trabalho extenso, incluindo produção de áudio para filme e televisão, som ao vivo, produção para rádio, propaganda, multimídia, além da criação de efeitos especiais e, obviamente, música.
O áudio opera mesas de mixagem, microfones, softwares de manipulação digital, equipamentos para gravação analógica, alto-falantes e equipamentos periféricos para efeitos e ajustes de som. Em um estúdio, o engenheiro de áudio geralmente trabalha com o produtor do álbum, se encarregando dos aspectos técnicos da gravação.
Origem do texto: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário